terça-feira, 29 de setembro de 2015

Deputado Ságuas participa do 3º Congresso da JPT etapa Cuiabá.

A Juventude Petista de Cuiabá realizou no domingo (27.09) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) seu 3º Congresso Municipal. A atividade preparatória às etapas estadual e nacional contou com a participação do deputado federal Ságuas Moraes (PT), do presidente do PT da Capital, Ednilson de Carvalho, da vice-presidente do PT estadual, Enelinda Scala, de representantes do Levante Popular da Juventude, da União da Juventude Socialista (UJS), da Associação Mato-grossense dos Estudantes (AME) e demais representações.
Em discurso na abertura do evento, Ságuas parabenizou os jovens pela participação na militância política e partidária. O deputado citou que o País está passando por um momento de crise onde temas que pareciam superados como: xenofobia, homofobia e redução da maioridade penal voltaram à pauta nacional em função do crescimento do conservadorismo.
Ele disse ainda que esse caldo reacionário produziu nas eleições de 2014 o Congresso mais conservador desde 1964. Contudo, “apesar das dificuldades nós não podemos baixar nossas bandeiras. Temos que continuar na luta”, disse. Ságuas também destacou que a crise econômica que chegou mais forte no Brasil este ano, é global e teve início em 2008, nos Estados Unidos. “A direita tem utilizado a crise econômica mundial para alimentar outros ódios contra a esquerda e os setores progressistas no Brasil”, disse.
O deputado destacou a importância da Juventude na luta pela superação desse quadro de intolerância e ódio alimentado, principalmente pela Mídia, contra o PT e o governo Dilma. “Apenas cinco famílias que são contra nosso projeto detém cerca de 80% da Mídia no Brasil”, informou. “A luta é desigual, mas temos que enfrenta-la. Também precisamos muito do protagonismo da juventude no debate interno do PT e na luta para pautar no nosso governo as reivindicações dos jovens”, disse.
O Congresso Municipal ocorreu ao longo de todo dia. Os jovens debateram sobre temas como o extermínio da juventude negra, organização da juventude petista, participação da juventude rural e redução da maioridade penal. Ao final, os participantes elegeram a militante Alice Gabriela como nova secretária da JPT Cuiabá para o período 2016/2017. Um texto com as contribuições dos jovens petistas da Capital foi discutido e será encaminhado à etapa estadual que ocorrerá em outubro.

Assessoria de Imprensa
Deputado Federal Ságuas Moraes (PT-MT)

Nenhum comentário: